segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Pessoas do mundo todo fazem jejum em solidariedade a bispo

Estadão.com.br sábado, 1 de dezembro de 2007, 20:33 Online

Greve de fome de Dom Cappio contra a transposição do rio São Francisco entra no quinto dia neste sábado

SOBRADINHO - Movimento iniciado por um socioeconomista e educador desencadeia rede de pessoas, dentro e fora do Brasil, com iniciativas de jejuns solidários ao ato do frei Dom Luiz Flávio Cappio, que entra neste sábado, 1, no quinto dia sem se alimentar, na capela São Francisco, em Sobradinho (BA).
De modo paralelo, organizações sociais e movimentos populares reforçam a presença no local, além de diferentes manifestações de apoio.
Na sexta, o economista Marcos Arruda iniciou o jejum solidário. Ele vive no Rio de Janeiro e foi o primeiro do movimento que já ganhou adesões na Bélgica e na França.

A intenção do movimento é desencadear jejuns solidários, com duração de um a dois dias.
O bispo exige a retirada do exército da área dos eixos norte e leste e o arquivamento do projeto de transposição de águas do rio São Francisco.
Neste domingo está prevista a chegada do advogado da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais (AATR), e representantes dos movimentos que apóiam na Bahia. Ontem chegaram pescadores de Alagoas e Pernambuco.

Até amanhã devem se reunir ao grupo pessoas do Piauí e Ceará.
Afora essas iniciativas, circula na internet um abaixo assinado virtual e cartas enviadas aos ministros de Estado e ao presidente Lula, para que esses considerem o ato extremo desencadeado por Dom Cappio.
Manifestações de apoio chegaram da
Via Campesina, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sinergia, Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), CONIC, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Sindae/BA, Unimeio, APOINME, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Federação Quilombola do estado de Minas Gerais, CESE, Bené Fontelles - Movimento Artista pela Natureza , Grito dos Excluídos, CAA.
Além do apoio internacional dos Homens Católicos da Áustria - KMB, Casa do Mundo Graz, DKA Áustria, MISEREOR, Eine Welt Laden Hueckelhofen, Gesellschaft fuer bedrohte Voelker, além de bispos, padres, religiosos e outras pessoas em manifestações individuais ou coletivas.

Nenhum comentário: