segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Bispo entra no 6º dia de greve de fome contra transposição

Foto: João Zinclar
Bispo não se alimenta desde a manhã de terça-feira (27).
Dom Luiz Flávio Cappio diz que só volta a comer se obra for suspensa.

Do G1, em São Paulo

Bispo Luiz Flávio Cappio, que é contra a transposição das águas do rio São Francisco.
O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, entrou neste domingo (2) no sexto dia de greve de fome contra as obras de transposição do Rio São Francisco. Ele não se alimenta desde a manhã da última terça-feira (27).
Neste domingo, às 18h, moradores da cidade de Sobradinho (BA) e das cidades da região saem em caminhada da Vila São Joaquim em direção à capela São Francisco, onde haverá um missa campal, ao ar livre, com o bispo Luiz Cappio.
Segundo a assessoria da Articulação São Francisco Vivo, o bispo exige a retirada do exército das áreas dos eixos norte e leste e o arquivamento do projeto de transposição de águas do rio São Francisco.
Apoiador de Lula na primeira campanha à presidência, o bispo tornou-se um dos símbolos da luta contra o projeto de transposição do Rio São Francisco ao iniciar, em setembro de 2005, a primeira greve de fome às margens do rio.
Naquela época, entre as reivindicações do bispo, estavam a retomada das negociações com os movimentos sociais de defesa da Bacia do São Francisco. O protesto chamou a atenção da imprensa internacional e, após dez dias, Lula mandou ao local o então ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, atual governador da Bahia, que negociou com o bispo o fim da greve de fome.
Estadão

Nenhum comentário: