segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Governo se cala e mesmo assim crescem as manifestações solidárias ao jejum do frei Luiz Cappio

7/12/2007

Sobradinho – Ontem (06) o frei Luiz Flávio Cappio completou dez dias sem se alimentar, em defesa do rio São Francisco e contra o projeto de transposição.

Durante o dia ele recebeu a visita de mais três bispos da Bahia e caravanas de outras regiões. Enquanto isso, o governo tem ignorado as manifestações de apoio e jejuns solidários que crescem em todo o país.
O bispo iniciou o ato na terça-feira, dia 27, ingerindo apenas água e, desde ontem a tarde, passou a beber soro caseiro, na mesma receita da Pastoral da Criança: uma porção de sal e duas de açúcar adicionada a água. O médico que o atendeu e acompanhou a modificação, Rogério Leal, afirma que a reposição de glicose, potássio e sódio, ajuda a manter o equilíbrio físico e evita a desidratação.
Pela manhã ele recebeu a visita dos bispos da diocese de Feira de Santana (BA), Itamar Viana, Rui Barbosa (BA), André de Witte, e Irecê (BA), Tomazzo Caccianele. Eles conversaram por algum tempo e ainda aproveitaram para prestar apoio ao frei. Todavia, uma das presenças significativas foi das pessoas e os mais de dez padres da diocese de Barra, onde Dom Cappio mora. Eles começaram a chegar desde o final da semana passada e mantém uma espécie de revezamento para apoiar o ato.
Enquanto cresce o número de manifestações de apoio ao jejum e contra a transposição de águas do rio São Francisco, o governo não dá sinais de que irá ouvir aos apelos. Mesmo assim, Dom Luiz mantém o ato e uma rotina diária de atendimento das pessoas e caravanas, além das orações.


Manifestações de apoio

Pessoas, organizações sociais e movimentos populares por todo o país têm expressado a indignação com a postura que o governo federal tem adotado de ignorar, manter uma espécie de surdez frente às manifestações e se esconder sob os discursos do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que se baseia em fatos forjados pelo apelo populista e descontrolado.
Durante todo o dia, aconteceu um ato na Praça da Sé, em São Paulo (SP), onde pelo menos dez pessoas jejuaram em solidariedade ao frei, distribuíram material de divulgação sobre os reais beneficiados com o projeto de transposição e, no final da tarde, realizaram grande ato público.
Também houve uma manifestação pelas ruas de Feira de Santana (BA) e cinco pessoas ligadas à Cese jejuaram durante o dia, em Salvador (BA).

Amanhã estão previstos atos nas cidades mineiras de Pirapora e Montes Claro. Ontem (05) toda a coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) jejuou, em Goiânia (GO). Pessoas ligadas à Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB) estarão em jejum durante toda a sexta-feira, assim como um grupo que acompanha Dom Luiz em Sobradinho.
Para o final de semana, a expectativa é a da realização da Primeira Romaria de Sobradinho, que deverá ter a participação de milhares de pessoas, de todos os estados da Bacia do rio São Francisco e outros como São Paulo e Ceará.


Clarice Maia, Comunicação Articulação Popular São Francisco Vivo, publicada pelo EcoDebate
[ Comente esta notícia no Blog EcoDebate -
http://blog.ecodebate.com.br/ ]

Nenhum comentário: