segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dom Cappio: grito espiritual e profético

Frei Gilvander MoreiraA Associação Nacional de Presbítero do Brasil – ANPB – disse, dia 05/12/2007, em Nota a Dom Cappio:

“Frei Luiz, seu gesto faz pensar a Igreja do Brasil, o governo, os movimentos e a sociedade como um todo, mais ainda posicionar-se.
A Ir. Dorothy, de saudosa memória, dizia: “o gesto de padre Josimo, em Imperatriz/Ma, nos faz avançar aqui na Transamazônica!” O seu gesto D. Luiz Cappio faz-nos enxergar a nossa situação em cada canto deste país e tomar posição. Já temos os gestos proféticos de D. Erwin Käutler, no Xingu, acompanhado com segurança dia e noite e de D. Antônio Possamai, agora emérito, mas ameaçado em Ji-Paraná(RO) e tantos outros do povo.”
Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima, diocese do tamanho de um estado, em 04/12/2007, escreveu a Dom Cappio assim: “Quero, em nome da Diocese deRoraima, manifestar-te nossa comunhão neste momento que realizas o Jejum e Oração permanentes. Tua opção revela o coração de um pastor que, seguindoas pegadas do único e eterno Pastor Nosso Senhor Jesus Cristo que veio para que “TODOS TENHAM VIDA”, queres buscar mais vida. Desejas ardentemente cuidar da vida dos pequenos e desvalidos ajudando a zelar pela mãe natureza, cuidando do Velho Chico. Assim mostras mais uma vez que as águas precisam gerar vida e esperança e não caminhos de morte e exclusão. És seguidor de Cristo no exemplo de São Francisco de Assis que nos ensinou com tanta maestria a cuidar da obra de Deus e de todas as suas criaturas. Deus seja louvado pelo seu testemunho de fidelidade à missão que abraçaste de dar a vida pelo rebanho. Unido na oração e na confiançano Deus da Vida e no seu projeto de vida e fraternidade para todos. Que Maria, a Mãe da solicitude e disponibilidade te acalente com seu manto de ternura.”

Frei Carlos Mesters, mestre em Exegese Bíblica e Dr. em Teologia Bíblica, escreveu a Dom Cappio dizendo assim: “Prezado Dom Luís, irmão e amigo,frade mendicante como eu e tantos outros! Deus lhe dê força para manter o seu jejum como testemunho vivo do seu compromisso com o Evangelho de Jesuse com os pequenos. Tem gente por aí que anda dizendo que o seu jejum não tem nada a ver com a pastoral da igreja. Não ligue não, Dom Luís! Sempre haverá gente para dizer que o profeta está errado. Disseram o mesmo de Jesus. Chegaram a dizer que ele era um louco (Mc 3,21) e que ele estavasendo movido por um mau espírito (Mc 3,22). Quando você tiver diante de sua multidão dos pequenos que vem rezar com você e que apóiam o seu gesto profético, esqueça a crítica dos sábios e entendidos e faça sua a prece de Jesus: “Pai, eu te agradeço, porque escondeste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado!” (Mt 11,25-26).”
Padre José Januário, representando a Arquidiocese de Belo Horizonte,visitou Dom Cappio, em Cabrobó/PE, dia 04/10/2005.
Escreveu no Jornal deOpinião (n. 966 6, Ano 20, de 06 a 12/12/2007, p.): “Encontrei“Francisco” à margem do rio São Francisco, em Greve de Fome. Dom Luiz,vestido como frade, tinha a serenidade e o vigor de um profeta, em seus olhos contemplava-se plenamente a vida, seu sorriso trazia a força e a ternura do evangelho, em suas mãos, a marca da população ribeirinha, e em suas palavras, a liberdade e a clareza da missão que cumpria:Agradeçoao amigo dom Walmor e à Igreja da Arquidiocese de Belo Horizonte pela solidariedade, abençôo a todos e peço orações e gestos concretos na luta contra a transposição do rio São Francisco”.

Frei Gilvander Moreira

Nenhum comentário: