quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Direção da CUT/SE solidariza-se com Dom Luiz Flávio Cappio


Edição de 28 de novembro de 2007

Direção da CUT/SE solidariza-se com

Frei Dom Luiz Flávio Cappio

Transposição não! Revitalização Já!


MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE


A Direção da CUT/Sergipe tem assumido publicamente posição contrária ao projeto de transposição das águas do rio São Francisco por entender que trata-se de um projeto que afronta a Constituição Federal, na medida em que atropela todo o processo legal de solução de conflitos relacionados aos recursos hídricos; que renomados especialistas de todo o país, como os que subscreveram, após análise do tema, o documento oficial com estudos e conclusões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC -, são enfáticos e convincentes ao apresentar inúmeras razões de ordem técnica que não autorizam a implementação de tal medida; apresenta-se como uma daquelas obras faraônicas que não respeitam o princípio da razoabilidade. Ocorre ainda que diversas alternativas mais simples, baratas e de muito maior efeito social deixam de ser prioritárias em face da mega-obra de transposição; por sentirmos na pele as conseqüências desastrosas do desequilíbrio já perpetrado nessa bacia hidrográfica, resultado da ação secular e contemporânea de exploração do rio, fato que tem de há muito nos motivado a desencadear a luta em defesa da sua revitalização; por fim, rejeitamos o projeto porque tomamos partido dos setores mais pobres da população, das famílias de pescadores que sobrevivem dos produtos do rio, e não defendemos o sacrifício desta parcela do povo para beneficiar os grandes proprietários rurais, empreendedores da agroindústria, que serão beneficiados com a irrigação de suas terras, como também os proprietários de criatórios de camarão.

É importante ressaltar que não somos contra levar água a quem tem sede. Ao contrário do discurso oficial, a transposição não significa água para a população que mais sofre com as estiagens, nem onde ela mais sofre.

O Bispo da Diocese de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, mais uma vez coloca a sua vida em defesa do rio São Francisco, iniciando nova greve de fome ontem, 27 de novembro, na Vila São Francisco, localizada no município de Sobradinho (BA), às margens do Velho Chico. Representa mais um momento de reflexão de todos os defensores do São Francisco no sentido de intensificar a luta de Dom Luiz e exigir do governo federal mudança de rumo quanto ao referido projeto.

A CUT/Sergipe reafirma seu compromisso com a luta contra a exploração e o capitalismo. A greve de fome é um instrumento de luta extremo somente utilizado por quem realmente tem compromisso e convicção com a causa que defende. Neste sentido, manifestamos nossa total solidariedade a Dom Frei Luiz Cappio, em mais um gesto e atitude em defesa do São Francisco e do povo brasileiro. Exigimos do governo federal a suspensão imediata das obras do projeto de transposição e a abertura de um amplo diálogo sobre o assunto, bem como a revitalização de toda a bacia do São Francisco, dentro de um contexto amplo e criterioso de implementação de ações efetivas de um programa de desenvolvimento sustentável da Bacia do Rio São Francisco e do semi-árido brasileiro.


Aracaju/SE, 27 de novembro de 2007

Antônio Carlos da Silva Góis
Presidente da CUT/Sergipe

Nenhum comentário: