quarta-feira, 10 de outubro de 2007

PEDAGOGIAS DO SÃO FRANCISCO

Pedagogias do São Francisco

9/10/2007

Professor Paulo Alfredo Rocha e estudantes do Campus VIII da UNEB lançam
livro contra a transposição do Rio São Francisco , em Paulo Afonso

Durante a semana em homenagem a São Francisco de Assis, foi lançado o
livro Pedagogias do São Francisco: o rio e suas lições de vida, organizado
e escrito pelo professor Paulo Alfredo Rocha e por estudantes de Pedagogia
do Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Paulo Afonso.
A obra trata das temáticas referentes à transposição e revitalização do
rio São Francisco, contando com prefácio assinado pelo bispo Dom Luiz
Flávio Cappio, que ficou famoso em todo país pela luta contra o projeto de
transposição.

A publicação, embasada em dados científicos e escrita por meio de textos
poéticos livres, traz como destaque dez motivos jurídicos, políticos,
econômicos, éticos e, sobretudo ambientais, pelos quais os autores se
posicionam contra o projeto de transposição do Rio São Francisco.
“Municípios que ficavam a 3km de distância do rio podem ficar a mais de
150 km de alcance dele com a execução das obras de transposição”, informa
Paulo Alfredo.

A construção do livro é fruto de um produto pedagógico do curso de
pesquisa e extensão Ressignificando a Práxis Pedagógica - a docência e os
desafios da formação permanente no contexto da contemporaneidade.

Segundo o organizador do livro, a relação do grupo com o bispo Dom Luiz
Cappio se intensificou quando ele entrava em processo de greve de fome,
tornando-se assim, o grande inspirador da obra.

Uma das metas prioritárias do livro é implementar, ao longo de três anos,
no município de Paulo Afonso e adjacências, programas de formação
continuada de professores. Por isso, um dos grandes focos dados na obra
foi à questão da ressignificação tanto da prática pedagógica quanto dos
moldes científicos- tradicionais vistos atualmente.

Ressignificação pedagógica

Com base nas metas do projeto, os autores destacam no livro a
ressignificão pedagógica não como uma possibilidade, mas sim como uma
necessidade, destacando que o educador hoje tem a consciência da
necessidade de permanecer no processo de formação contínua.

“O livro tem caráter cientifico sim, porém está expresso a partir da nossa
consciência, sobretudo da licença poética. Nós pretendemos com a
publicação desse livro fazer uma provocação para a academia que sempre
associou o paradigma de ciência, restrito à ciência clássica”, declara
Paulo Alfredo.

Além dos alunos e do professor, foram envolvidos na elaboração da obra,
moradores da comunidade e professores da rede pública municipal local.

De acordo com Paulo Alfredo, no processo de formação continuada dos alunos
é preciso eleger uma área temática, que possa nortear as ações do grupo.
E, pela necessidade de contextualizar localmente à área-foco de maior
relevância no contexto do projeto, foi pensado e prontamente aprovado o
tema Educação Ambiental, com enfoque nas discussões que giram em torno da
transposição e revitalização do Rio São Francisco.

A inovação de Pedagogias do São Francisco não se restringiu aos textos
poéticos. O projeto também se tornou uma publicação digital, pois, além do
livro tradicional, foi lançada uma versão no formato DVD, que deve ser
amplamente difundida pela internet, por exemplo.

“Dos 14 estudantes da UNEB, oito se formaram no decorrer do curso, e hoje
já são pedagogos, continuando no projeto por vontade própria. Por essas e
outras questões é que neste livro me posiciono como coadjuvante, diante
dos alunos, que chamo de protagonistas”, frisa Paulo.

Aquisição do livro

Pedagogias do São Francisco pode ser adquirido via internet, através do
site da Editora Espírita Fonte Viva e, a partir de novembro, na Livraria e
Distribuidora Multicampi (LDM), em Salvador.

A aquisição pode ser feita ainda por meio de contato direto com Paulo
Alfredo Rocha, que atende no telefone 9117-7448 ou pelo e-mail
pauloalfredorocha@hotmail.com.

Texto: Ascom/UNEB] rm/af
matéria da Ascom UNEB, publicada pelo EcoDebate.com.br

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