segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Saiba onde votar no Plebiscito Popular




Quem quiser participar do Plebiscito Popular, que iniciou no último sábado, 1º, pode escolher o lugar mais próximo de sua casa ou trabalho. Os organizadores procuraram atender da melhor forma possível a população e as urnas estão disponíveis em igrejas, paróquias, sindicatos e algumas escolas públicas do Estado.

Para votar a pessoa deve ter acima de 16 anos, pois a eleição segue todas as regras de uma eleição oficial. O plebiscito acontece durante a semana da Pátria, entre os dias 1º a 7 de setembro, mas a coleta de votos pode se estender até o dia 9 de setembro.

O Plebiscito Popular é um exercício de democracia direta e participação da sociedade. No Brasil, o plebiscito não acontece com tanta freqüência e por isso as pastorais sociais, sindicatos, ONG's, movimentos sociais e vários organismos tomaram a iniciativa de realizá-lo.

Conheça alguns locais em Aracaju onde estão disponíveis as urnas:

CUT (Central Única dos Trabalhadores) - Rua Porto da Folha, nº 1039 –Cirurgia

Catedral Metropolitana de Aracaju – Praça Olímpio Campos – Centro da Cidade

Sindicato dos Jornalistas – rua Itabaianinha, 261- sala 10- Centro

Sindicato dos Médicos - Celso Oliva, 481 –13 de Julho

Sintese - rua Sílvio Teófilo Guimarães, 70 – Conj. Paulo Barreto – Pereira Lobo

Se precisar de mais orientações sobre os locais de votação, procure uma das organizações mais próximas de você que estão engajadas na campanha, como a CUT, localizada na Rua Porto da Folha, nº 1039, Bairro Cirurgia ou através do telefone (0xx79) 222 7218.


Confira abaixo as cinco perguntas, de respostas SIM ou NÃO, contidas nas cédulas de votação:


1. Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce - patrimônio construído pelo povo brasileiro - foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?

2. O governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?

3. Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até 8 vezes mais que as grandes empresas?

4. Você concorda com uma reforma da previdência que retire direitos dos trabalhadores/as?

5. Você concorda com a transposição das águas do rio São Francisco?


Nenhum comentário: