quinta-feira, 20 de março de 2008

Manifesto em solidariedade a Dom Erwin Krautler

Dom Erwin Krautler, presidente do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e bispo de Altamira, estado do Pará, vem sendo ameaçado de morte há vários anos, por causa de sua atuação determinada em favor dos povos indígenas e dos trabalhadores rurais daquele estado. Tais ameaças foram reforçadas nos últimos dias.

Amigos,
Segue MANIFESTO DE SOLIDARIEDADE A DOM ERWIN KRAUTLE, presidente do CIMI (Conselho Indigenista Missionário da CNBB) e bispo de Altamira, estado do Pará.
Ele vem sendo ameaçado de morte há vários anos, por causa de sua atuação determinada em favor dos povos indígenas e dos trabalhadores rurais daquele estado. Tais ameaças foram reforçadas nos últimos dias.
Quem quiser e puder assinar o MANIFESTO EM ANEXO, beleza! Assine-o. Coloque o nome da entidade que você representa (se for o caso)e envie para todos os seus contatos. Vamos evitar mais um massacre anunciado! Salve dom Erwin Klautler!

Obs: Envie o MANIFESTO DE APOIO A DOM ERWIN klauther para seus amigos com cópia para CIMI Nacional: cimi@embratel.net.br

Um abraço terno. Frei Gilvander Moreira
email: gilvander@igrejadocarmo.com.br

Manifesto em solidariedade a Dom Erwin Krautler
Dom Erwin Krautler, presidente do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e bispo de Altamira, estado do Pará, vem sendo ameaçado de morte há vários anos, por causa de sua atuação determinada em favor dos povos indígenas e dos trabalhadores rurais daquele estado. Tais ameaças foram reforçadas nos últimos dias.

Dom Erwin atuou com a irmã Dorothy Stang, como vem atuando, na luta pelos direitos das comunidades camponesas e pela preservação ambiental na região amazônica; denunciou a exploração sexual de adolescentes por políticos; denunciou a emasculação e assassinato de meninos no estado; vem denunciando a atuação de latifundiários, grileiros, madeireiros e fazendeiros com práticas de trabalho escravo e de destruição ambiental; tem aberto espaço na sua diocese para o debate sobre a construção da usina de Belo Monte, que ameaça atingir comunidades indígenas e camponesas, mas é de interesse de madeireiros e empresários locais.

Devido a sua atuação pastoral dedicada aos trabalhadores e aos povos indígenas, Dom Erwin foi ameaçado e agredido inúmeras vezes ao longo dos anos. Em 1987, um acidente de carro numa rodovia, com suspeitas de ter sido forjado, quase lhe tirou a vida, tendo resultado na morte de um amigo e colaborador, padre Salvatore Deiana, que o acompanhava.

Hoje, Dom Erwin vive sob a proteção de policiais militares do estado do Pará.

Sabe-se, no entanto, que está em curso um plano detalhado para o seu assassinato, cujas características revelam ser obra de pessoas de grande poder econômico, provavelmente um “consórcio”, como o que vitimou covardemente a irmã Dorothy Stang três anos atrás. A prova desse poder econômico começa pelo valor oferecido aos eventuais assassinos: um milhão de reais!

Conclamamos a sociedade brasileira a repudiar mais este crime hediondo em curso, contra um lutador das causas dos trabalhadores e dos povos indígenas em nosso país; exigimos do ministério da Justiça, da Polícia Federal e do governo do estado do Pará que atuem prontamente, investigando com competência, desarticulando e trazendo para responder perante a justiça brasileira estes criminosos, certamente com grande poder econômico e político no estado do Pará, que planejam, como mandantes e como executores, assassinar Dom Erwin Krautler.
São Paulo, 12 de março de 2008.

ASSSINADO POR…
Dom Tomás Balduíno, pela Comissão Pastoral da Terra – www.cptnacional.org.br
João Pedro Stédile, pela Via Campesina e MST – www.mst.org.br
Altamiro Borges,
Beto Albuquerque,
Ivan Valente, Dep. Federal – PT/SP
João Capiberibe, ex-governador
Ricardo Gebrin,
Ronald Rocha, PCdB de Minas Gerais
Sérgio Miranda, ex-deputado federal pelo PCdB
Cláudio Spis,
Sávio Bonés
Frei Gilvander Luís Moreira, pela CPT/MG e pela Igreja do Carmo de Belo Horizonte,
José Luiz Quadros de Magalhães, Dr. prof. de Direito Constitucional – UFMG.
Delze dos Santos Laureano, Procuradora do Município de Belo Horizonte, professora de Direito Constitucional e Direito Agrário na Escola Superior Dom Hélder Câmara, integrante da RENAP;
Marcilene Maria Ferreira, pela RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares - de Minas Gerais;
Virgílio Mattos, professor de Direito Penal da Escola Superior Dom Hélder Câmara e da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais
Ana Maria Turolla, pelo Movimento Capão Xavier Vivo – www.capaoxaviervivo.org
Henrique Cortez, portal e blog EcoDebate
……..
……

(Quem quiser e puder assinar, beleza! Assine. Coloque o nome da entidade que representa e envie para todos os seus contatos. Vamos evitar mais um massacre anunciado!

Salve dom Erwin Klautler!

Publicado no EcoDebate

Nenhum comentário: