sábado, 1 de março de 2008

Letícia Sabatella diz que debate sobre transposição do São Francisco foi tardio

Foz do Velho Chico - fevereiro/2008

A atriz Letícia Sabatella, integrante da organização não-governamental Humanos Direitos, disse ontem (14) que o debate sobre a transposição do Rio São Francisco é tardio e que propostas alternativas deveriam ter sido discutidas antes que as obras começassem. Ela participou de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Por Roberta Lopes, repórter da Agência Brasil.

“O debate deveria ter sido amplamente divulgado. Antes de se decidir pela transposição deveríamos conhecer bem as propostas alternativas, principalmente a do Atlas do Nordeste”, disse. O Atlas do Nordeste é um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) com 530 propostas de obras para prevenir a escassez de água no semi-árido nordestino.
O estudo da ANA também foi citado pelo bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio, durante a audiência. Segundo Cappio, essa proposta poderia beneficiar 44 milhões de pessoas, sendo que a transposição beneficiaria 12 milhões.
“O principal problema é que ela [a transposição] é focada num modelo de desenvolvimento que não favorece a condição humana, a sustentabilidade do semi-árido e dos ecossistemas da região. A transposição é mais um projeto grandioso que tem como princípio extrair e promover a extração, a exportação e o desenvolvimento econômico”, argumentou Sabatella.
Ao final da audiência pública, a atriz e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro da Integração Nacional e defensor das obras, tiveram uma discussão. A atriz criticou o deputado por se referir apenas à transposição do rio, sem levar em conta outros assuntos relativos ao rio.
Ciro rebateu a crítica e disse que os críticos da transposição não agem de forma respeitosa. “Tecnicamente é necessário que os críticos tomem juízo, não no sentido negativo da palavra, mas para ver se é possível”, afirmou. “Não tenho respeito por alguns críticos. Faço honestamente essa confissão porque não percebo boa-fé em alguns.”

[ Comente esta notícia no Blog EcoDebate - http://blog.ecodebate.com.br/ ]


Nenhum comentário: