terça-feira, 11 de dezembro de 2007

LEONARDO BOFF carta a Dom LUIZ FLÁVIO


Querida Irmã Vilma,

Escrevo este pequeno texto que amanhã será levado pelo deputado Durval Angelo. Mas se puder antecipá-lo ao Dom Luiz Flávio lhe agradeceria. Transmita a ele toda a força e a verdade que vão nestas minhas palavras.
Na oração diante do Espírito
Lboff

Mensagem de apoio a Dom Luiz Flávio Cappio

Meu caro confrade e amigo Dom Luiz Flávio Cappio,

Acompanho com respeito e sustento com todo o coração sua decisão de doar a vida para que haja mais vida para os pobres e para o rio São Francisco.
Sei das pressões que sofre vindas dos próprios irmãos e das autoridades públicas.
O que quero lhe dizer é que sua referência maior não são estas instâncias, por mais altas que sejam e por mais ungidas de sacralidade se apresentem. Sua referência maior é Jesus que deu sua vida para que todos tenham vida. Sua opção não é a de um suicida mas de um homem livre, capaz de amar até o fim, amparado no Deus de Jesus que lhe deu a missão de "trazer vida e vida em abundância".(Jo 10,10).
Ninguém lhe tirou a vida. Ele a deu livremente.
Assim está fazendo você depois de muita reflexão e de escuta do Espírito.
Quero apenas lhe recordar o que as Escrituras sagradas ensinam: "Deve-se obedecer antes a Deus que aos homens"(At 5,29).
E quero lhe fazer presente a doutrina mais antiga da Igreja retomada pelo Concílio Vaticano II: "A consciência é o núcleo secretíussimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa a sua voz" (Gaudium et Spes n.16/248). Recorda o mesmo Concílio que esta "consciência, mesmo quando erra, não perde sua dignidade"( n.16,248).
Você não está sozinho diante de Deus. São milhares que o acompanham neste seu gesto de imolação em favor da vida daqueles que menos vida têm e o do rio São Francisco que mais e mais está perdendo vida.
Caro irmão e amigo, mantenha a fortaleza do Espírito. Caso se abrir a possibilidade de um diálogo transparente e não oportunista não deixe de abrir-se a ele. Seu sacrifício terá alcançado seu significado. E se não houver outra alternativa que a imolação, acolha-a no espírito de Jesus que na cruz gritou: "Pai em tuas mãos entrego o meu espírito". Passar assim ao Pai é digno de um discípulo de Jesus que como ele soube "amar até o fim".
Com minha solidariedade, apoio, amizade e orações diante dAquele que conhece todos os caminhos.
Seu confrade e irmão
Leonardo Boff

Petrópolis 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, padroeira de nossa Província Franciscana do Sul do Brasil.

Nenhum comentário: